Nanogrids para Electrificar Inhambane, Moçambique

From energypedia
Revision as of 09:25, 9 September 2022 by ***** (***** | *****)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)

Localização: Aldeia de Mabime em Inhambane, Moçambique

Data de início do projecto: Fevereiro de 2020

Intervenientes: Green People's Energy Mozambique (co-financiador), PowerBlox (implementador) .

Impacto: 30 famílias electrificadas

Detalhes técnicos: ...

Projecto

Em 2020, a GBE apoiou a implementação de um projecto-piloto de rede de enxame com a empresa Powerblox em Inhambane, Moçambique. Com o aval da FUNAE, 30 residências foram ligadas à rede de enxameação. A nano-rede segue um conceito modular: Os primeiros 8 sistemas juntamente com os respectivos painéis solares trabalham em conjunto como a nano-rede a partir de um centro de energia central. De acordo com a procura, mais sistemas podem ser implementados, por exemplo, num segundo hub de 6 sistemas adicionais. Isto dá à população da aldeia Mabine uma fonte de energia fiável e uma oportunidade de utilizar aparelhos produtivos como congeladores para a conservação de peixe, entre outros.

Assim, a tecnologia Swarm tem o potencial de colmatar a lacuna entre as duas tecnologias fora da rede, aproximando-se dos sistemas domésticos solares e das mini-redes e complementando-os em conformidade.

Electricity Tariff

A nanogrelha inclui contadores inteligentes que permitem às pessoas utilizar dinheiro móvel para pagar a sua utilização de electricidade. A electricidade é utilizada em pacotes pré-pagos de modo a que os clientes tenham de pagar o pacote com antecedência. A Powerblox opera e mantém a rede do enxame para testar a viabilidade do modelo de negócio. A tarifa deve ser acessível para a população local e sustentável no funcionamento a longo prazo do negócio.

A abordagem é promissora e pode agora ser potencialmente replicada.

Desafios e Oportunidades

em breve ...

Recursos