Nanogrids para Electrificar Inhambane, Moçambique

From energypedia
Revision as of 09:09, 9 September 2022 by ***** (***** | *****)

Localização: Aldeia de Mabime em Inhambane, Moçambique

Data de início do projecto: Fevereiro de 2020

Intervenientes: Green People's Energy Mozambique (co-financiador), PowerBlox (implementador) .

Impacto: 30 famílias electrificadas

Detalhes técnicos: ...

Projecto

Em 2020, a GBE apoiou a implementação de um projecto-piloto de rede de enxame com a empresa Powerblox em Inhambane, Moçambique. Com o aval da FUNAE, 30 residências foram ligadas à rede de enxameação. A nano-rede segue um conceito modular: Os primeiros 8 sistemas juntamente com os respectivos painéis solares trabalham em conjunto como a nano-rede a partir de um centro de energia central. De acordo com a procura, mais sistemas podem ser implementados, por exemplo, num segundo hub de 6 sistemas adicionais. Isto dá à população da aldeia Mabine uma fonte de energia fiável e uma oportunidade de utilizar aparelhos produtivos como congeladores para a conservação de peixe, entre outros.

Assim, a tecnologia Swarm tem o potencial de colmatar a lacuna entre as duas tecnologias fora da rede, aproximando-se dos sistemas domésticos solares e das mini-redes e complementando-os em conformidade.

Electricity Tariff

The nanogrid includes smart meters allowing people to use mobile money to pay for their electricity usage. The electricity is used in pre-paid package such that the customers must pay for the package in advance. Powerblox operates and maintains the swarm grid to test the viability of the business model. The tariff should be both affordable for the local population and sustainable in the long-term operation of the business.

The approach is promising and can now potentially be replicated.

Challenges and Opportunities

upcoming...